quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ela Também fez parte da Reforma


Uma mulher que deixou uma marca no mundo e não foi apenas porque se casou com Martinho Lutero! Catarina Von Bora sempre acreditou que podia ser mais que apenas uma mulher nessa terra.


Casou-se com Martinho Lutero em 13 de junho de 1525. Para Lutero, expandir o reino e proclamar as verdades bíblicas foi possível porque ao seu lado Catarina cuidou de muitas coisas; dele mesmo, de seus filhos, da administração da casa e acolhendo refugiados. A história nos conta que na sua casa moravam vinte e cinco pessoas, onze órfãos, ela, seu marido e filhos.

Conciliou as tarefas da casa, de hospedagem, mãe, esposa com a árdua tarefa de ajudar Lutero na tradução das escrituras para o alemão, ouvir seus desabafos e encorajá-lo cada vez mais porque acreditava no cuidado de Deus por eles. . Um avivamento contagiante dessa mulher permitia Lutero pregar livremente e arriscar sua vida pela Verdade!

"Catarina não escreveu nenhum livro nem pregou nenhum sermão, mas sua inestimável ajuda possibilitou que o marido fizesse tudo isso". A história da Reforma da Igreja passa por ela também. Catarina entendeu que ser mulher dá muitas possibilidades, inclusive de ajudar mudar o mundo! E ela o fez!