terça-feira, 18 de maio de 2010

Estudo

Que tempo é esse?


No nosso dia-a-dia usamos essa palavra “tempo” constantemente: Quanto tempo da sua casa ao trabalho? Qual o tempo de entrega? Quanto tempo você trabalha? Quanto tempo de almoço? Quanto tempo falta?
Os gregos usavam pelo menos três palavras para designar tempo: aion, kairós e kronos. Aion indicava o tempo de longo prazo, na verdade, de longuíssimo prazo, que o apóstolo usa quando diz que Jesus é Senhor não apenas neste século, ou era, isto é, aion, como também no vindouro.
Kairós significa “o momento certo ou oportuno”.
Quando estamos totalmente absorvidos e vivemos no momento presente, sempre que nos sentimos apaixonados pelo que estamos a fazer ou pelas pessoas com quem estamos, empenhados, absorvidos, vivemos no Kairos. O kairós exige sabedoria.
O apóstolo Paulo recomenda remir o tempo, isto é, aproveitar a oportunidade para que não se ouça "não adianta mais, agora é tarde, passou o tempo, deixamos escapar o kairós".

Kronos é o tempo mensurado, com dias, meses e anos. É finito, metódico, controlado, igual para todos. É o tempo linear, que cobramos aos outros e do qual dizemos que “tempo é dinheiro”. É o tempo do calendário, o tempo do relógio.

Mas, tenho perguntado a Deus: Quanto tempo falta Senhor para que tal coisa aconteça? Tenho esperado tanto tempo por isso!
Deus tem chamado minha atenção esses dias o que está escrito em Oséias 10: 12 “Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia, porque é tempo de buscar ao Senhor” Temos nos perdido no Kronos, que deixamos o Kairós de Deus passar, ou seja, nos prendemos as coisas deste mundo, e paramos de buscar e semeiar a justiça, o reino de Deus. Davi nos ensina a pedir a Deus que ensine a contar os dias, isto é, ensine a viver, concedendo coração sábio para o bom uso da medida de kairós: usar bem, não desperdiçar, desfrutar.
O que conforta meu coração é que Deus vive no tempo que pertence a ele, tempo para cumprir seu propósito (intenção, razão, porque) como diz em Daniel 2:21 diz “Ele muda o tempo e as horas”
E Está nos dizendo que o tempo dele em nossas vidas está para se cumprir, e o seu reino está próximo, temos que mudar de atitude e crer. (Marcos 1:15) Deus nos afirma em sua palavra em João 7: 6 que o tempo de receber as coisas sempre está pronto, nós que retardamos esse tempo, Jesus disse que está conosco em todo o tempo e ainda não o conhecemos. (João 14:9)
Hoje Samuel me perguntou por que eu acordo ele tão cedo, eu respondi que é o tempo certo de acordar, e ele disse: senão a gente perde o tempo e se atrasa né mãe?

É hora de despertamos do sono, para deixar o tempo de Deus acontecer em nós, porque Deus afirma que ao seu tempo ceifaremos senão desfalecermos.
Em que tempo você está?
O que você tem feito do seu tempo, para que o tempo de Deus chegue à você?
Deus tem me despertado como faço com Samuel e Isabella todas as manhãs, e às vezes questiono Deus como eles fazem comigo, porque tão cedo ou porque demora tanto?
E Deus me responde: “Tudo tem o seu tempo determinado por mim, e há tempo para todo o meu propósito debaixo dos céus” Eclesiastes. 3:1 Enquanto isso peço à Deus que eu faça como Davi me ensine a contar os meus dias com coração sábio, que eu mesmo vivendo no Kronos (tempo contado), não perca o Kairós (o tempo certo) Dele para que eu viva o Aion (longuíssimo tempo) de suas promessas.
Sinto que um novo tempo começou para nós agora.


Helen Drumond – Líder de Multidões

Nenhum comentário:

Postar um comentário