terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Reflexão


Ser Mulher


"Disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só; farlhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea".
Gen., cap.2, v.18.

Para nós que acreditamos na Bíblia como a palavra de Deus, é fácil entender o papel da mulher, a finalidade para a qual foi criada e a sua imensa responsabilidade diante da vida.
Entendo que quando nosso Pai maior quis fazer uma companheira para Adão, não estava preocupado somente com a solidão deste, mas, sobretudo, em povoar a Terra, o que só poderia ser iniciado a partir de um casal. Desde então, ser companheira tem sido, talvez, o maior privilégio da mulher aqui na Terra.
Esse "ser companheira" não está restrito ao fato de ser esposa. Tem um sentido muito mais amplo. Significa ser uma boa filha, a melhor mãe possível, uma irmã leal, uma esposa fiel e dedicada, etc.
Mesmo nos tempos em que a mulher era altamente discriminada, ela cumpria o seu papel discretamente e já sabia que, perante Deus, ela tinha a mesma importância e responsabilidade do homem.
Veio Jesus e valorizou a mulher abertamente, o que muito escandalizou os fariseus da época. O tempo passou, a mulher vem conquistando progressivamente os seus direitos de cidadã. Só não deve esquecer o seu destino de companheira. Entender que deve preparar-se culturalmente, conquistar seu espaço, mas que tudo isso tem muito mais valor quando associado ao prazer de ser mãe e companheira.
Ser mulher é entender um pouco da grandiosidade do destino que nos foi legado por Deus. É seguir os exemplos de mulheres maravilhosas, como o de Maria, mãe de Jesus, que guardava em seu coração os ensinamentos do próprio filho, que reconhecia como seu Salvador.
Que Deus nos ilumine e nos ajude a cumprir a missão que nos foi confiada desde a fundação do Universo.

Rio, 22/08/97
Cirene Coutinho Rodrigues Murad

Nenhum comentário:

Postar um comentário