quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ajude seu filho a desenvolver auto-estima


Costumamos ouvir o termo auto-estima com frequência. O comportamento inadequado na criança, e mesmo o comportamento neurótico no adulto, conforme aprendemos, é uma consequência da falta de auto-estima. Mas o que isso significa exatamente? 
Em poucas palavras, a auto-estima é composta de sentimentos, pensamentos e crenças. Eles nos dizem que somos pessoas de valor, competentes e agradáveis.

Quando decidimos acreditar nessas idéias a respeito de nós mesmos, esperamos que os outros nos vejam dessa forma e que gostem de nós. E como você acredita que tem valor, é competente e agradável, acaba se mostrando uma pessoa aberta, amigável, otimista, bem arrumada e empreendedora.

Bem, mas por outro lado, se você ou seu filho não tiverem auto-estima e se considerarem incompetentes, desagradáveis ou sem valor, acabarão pensando que os esforços não valem a pena.

Então, mamãe, você precisa ter uma imagem positiva de si mesmo para poder transmitir isso para seu filho. Dê oportunidades a seu filho pequeno de desenvolver as aptidões e autoconfiança. 
Compre brinquedos, jogos e todo tipo de coisa que permita à criança criar e ter controle sobre si mesma e sobre o meio ambiente.

Deixe seu filho escolher as próprias áreas de domínio. Deixe-me explicar melhor: não tente impor sobre ele as ambições que você tinha quando era jovem e não o faça querer conquistar o que você não conseguiu nos esportes, estudos ou artes.

Mostre-se sinceramente interessado pelo que seu filho tem a dizer. É uma forma de ensinar que ele é uma pessoa interessante.
Veja cada um de seus filhos como indivíduo único. Evite fazer comparações entre eles.
Destaque suas qualidades e fraquezas.


:: Fonte: Rede Super de Televisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário