segunda-feira, 31 de maio de 2010

Palavra da Ministra

Jesus o arquiteto do meu lar

Mateus 7: 24 a 27

Construir uma casa na rocha parece não ser tão fácil nos dias de hoje, andamos tão sem tempo que desejamos tudo bem "fast food", nada que demore, e que dê muito trabalho. Há algumas décadas atrás as comidas eram feitas em panelas de barro ou de ferro e no fogão à lenha, e com sabor incomparável; nos dias atuais nos contentamos com macarrão instântaneo.
Para edificar a casa na Rocha é preciso tempo. Tempo: para Deus, tempo para o diálogo, tempo para o culto doméstico, tempo para oração, tempo para o lazer, tempo para estar em família.
Existem no Peru construções enormes e impressionantes feitas pelos Incas, há mais de dois mil anos atrás. Essas estruturas antigas foram construídas com pedras lavradas a mão, de diferentes tamanhos e formas. Sem uso de cimento, foram ajustadas de forma tão perfeita que ainda permanecem erguidas. Sendo essa região marcada pela presença de terremotos, convém observar que mesmo as construções de grande porte, resistiram muito bem a fortes abalos, ao contrário de diversas edificações feitas pelos europeus e que desabaram com os terremotos.Imagine como foi trabalhoso uma construção como essa, quanto tempo foi gasto; porém foi compenssador, porque nem mesmo os terremotos daquela região abalaram essas contruções.
Já no Rio de Janeiro fomos surpreendidos no ano de 1998 com a construção do Edifício Pallace II, que desmoronou depois de menos de três anos da conclusão da obra. Após a implosão total do edifício foi encontrado areia de praia na contrução e até conchas do mar.
Será que você não está contruindo seu castelo na areia? Contruir castelo na areia da praia é bem legal, sempre alguém faz um elogio, as crianças se conhecem, ajudam umas as outras; até que vem uma onda mais forte e já era o castelo, dependendo da maturidade da criança as lágrimas vem aos olhos. Temos que contruir nossa casa em um lugar sólido.Também não podemos esquecer que toda construção precisa de flexibilidade, até a ponte Rio-Niterói, dá um pequeno balanço, os arquitetos garantem que tudo que é muito rígido, se quebra com muita facilidade; assim também precisamos ser flexivel com nossa família; caso contrário nos tornamos "os quadrados", "os chatos" e "os incompreensíveis" e acabamos afastando quem agente ama de nós.
Nossa família tem que ser edificada pelo arquiteto Jesus e firmada na Rocha Eterna. Muitos dizem que a família mudou, "somos os pós-modernos", mas Jesus continua o mesmo! Sua palavra dura para sempre!


Em Cristo,
Larissa Valeriote

domingo, 30 de maio de 2010

Vídeo


Ser Mulher


A mulher é desvalorizada ainda nos dias de hoje?

Qual é o papel da mulher na sociedade e igreja?

Como resgatar o valor da mulher?

Esther Carrenho, psicóloga clínica, esclarece estas dúvidas.

ESTHER CARRENHO é psicóloga clínica e autora de 3 livros: Depressão – tem luz no fim do túnel, Raiva: seu bem, seu mal e Ressurreição Interior. Ministra cursos e palestras sobre relacionamento e interação familiar. É casada com Eliel Moreno Carrenho, tem dois filhos, Carlo André e Cássia, e quatro netos.

Fonte: http://cristianismohoje.com.br/ch/ser-mulher-2/

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Testemunho

Ele nos livrou e continuará nos livrando de tal perigo de morte.

Nele temos colocado a nossa esperança de que continuará a livrar-nos,

enquanto vocês nos ajudam com as suas orações.

Assim muitos darão graças por nossa causa

pelo favor a nós concedido em resposta às orações de m

uitos.

(2 Coríntios 1:10-11)


Iniciei o ano de 2006 com uma notícia triste. Estava presente na minha vida o maior pesadelo de todas as mulheres. Eu estava doente, com Câncer de Mama. Num dia de novembro, deitada em minha cama, senti um caroço como uma bola de gude em minha mama direita. Imediatamente pensei que poderia ser leite empedrado, já que eu havia dado de mamar ao meu filho até meados do ano anterior. Procurei minha médica que já olhou com aquele ar de preocupação.

Depois mamografia, ultra, os técnicos falavam: “procure sua médica!” Até a confirmação com a biópsia. Iniciei o tratamento e a partir daí, começou uma corrida contra o tempo. Marcamos todos os exames em uma semana só. De segunda

a sexta-feira, a cada dia, a expectativa no resultado, o medo de uma metástase! Ali começava minha luta.

O apóstolo Paulo em Filipenses 2:27 usa a expressão:

“tristeza sobre tristeza”, e eu me sentia vivendo assim . O ano anterior foi muito triste pra mim, passando por muitos problemas difíceis de esquecer e seguir adiante. Mágoas profundas,

difíceis de curar. E eu tinha mais uma provação, uma nova tristeza a enfrentar.

Com a graça de Deus, todos os meus exames estavam perfeitos. Já poderia iniciar o tratamento. Com a orientação do médico comecei a quimioterapia. Novos desafios... e o cabelo? E agora?

Aos poucos ele começou a cair. De manhã a fronha do travesseiro estava cheia de cabelos. Comecei a usar boné e quando não deu mais, meu marido raspou minha cabeça para ficar melhor (parecia até cena de novela), a partir daí usei uma peruca. Eu me sentia conformada

, entregando aquela situação difícil sempre nas mãos de Deus. Em nenhum momento pensei: “Porque comigo?!”.

Muitos intercederam a Deus por mim, minha mãe, serva fiel, na minha frente era uma fortaleza! Irmãos de três igrejas oravam. Recebi a notícia de um amigo que até umas freiras de Petrópolis estavam orando. Achei interessante!

Nessa época me entreguei totalmente ao meu Senhor, lia sua palavra todos os dias pela manhã. Orava. Sentia como se Ele estivesse ali, sentado ao meu lado (e estava!). Descobri o que é ter Deus como amigo, o que é ter intimidade com Ele.

Fiz ao todo oito sessões, até junho. Enjôos, mal estar, irritabilidade, era o que eu sentia a cada sessão. Até que chegou o momento da cirurgia. Já que havia

“sujeirinhas” em toda minha mama, foi necessário uma Mastectomia. Concordei imediatamente com o médico, já que o procedimento era necessário para uma não reincidência da doença.

No dia da cirurgia, acordei com um versículo martelando em minha mente ”Minha graça te basta! Minha graça te basta!”. Fui com toda confiança e acreditando que Deus estava fazendo o melhor na minha vida. Antes da cirurgia, na enfermaria, a jovem que dividia o quarto comigo estava assistindo um programa evangélico na TV. Conversamos, descobri que ela também era crente e a sua mãe falou: “Viu como Deus junta suas ovelhinhas?” Fiquei tão emocionada com a aquela frase que chorei!

Ele cuida de tudo, prepara tudo, precisamos entregar nossa vida a Ele. A mão Dele estava ali com aqueles médicos, cuidando de mim, essa era a vontade Dele. Tanto que, a primeira frase que eu ouvi depois da cirurgia foi: ”Graças a Deus!” dita por um anestesista.

Depois da cirurgia resolvi ser uma mulher moderna e assumi meu cabelinho bem curtinho, passei também por sessões de radioterapia, que duraram até setembro.


Hoje estou aqui, para a Honra e Glória do Senhor! E já se passaram quase quatro anos. Muito Ele já fez e muitos problemas ainda continuam. Quem não os tem? Mas todos eles estão depositados em primeiro lugar nas mãos de Deus. E eu sei em quem tenho crido e estou confiante que Ele fará ainda muitos milagres na minha vida.



Se você mulher, está passando pelo vale da sombra da morte, anda sem esperanças, confie em Deus! O Salmo 41:3 diz: ”O Senhor o susterá em seu leito de enfermidade, e da doença o restaurará.”. Acredite! Ele cura! “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie Nele, e ele agirá”

(Salmo 37:5).

Por Dayse Malagole

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Reflexão

7 MANDAMENTOS DA ANTIMUTUALIDADE

Cale as pessoas e depois lamente o silêncio delas.
Afaste as pessoas e depois se queixe da distância delas.
Critique as pessoas e depois queira ser elogiado por elas.
Seja grosso com as pessoas e depois se ache uma vítima delas.
Não presenteie as pessoas e espere que elas lhe tragam presentes.
Fale alto com as pessoas e espere que elas tratem você com suavidade.
Não se importe com as pessoas e espere que elas se importem com você.

Aquele que sabia das coisas já ensinara: "Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles". (Lucas 6.31)

Pr. Israel Belo de Azevedo

quarta-feira, 19 de maio de 2010

terça-feira, 18 de maio de 2010

Estudo

Que tempo é esse?


No nosso dia-a-dia usamos essa palavra “tempo” constantemente: Quanto tempo da sua casa ao trabalho? Qual o tempo de entrega? Quanto tempo você trabalha? Quanto tempo de almoço? Quanto tempo falta?
Os gregos usavam pelo menos três palavras para designar tempo: aion, kairós e kronos. Aion indicava o tempo de longo prazo, na verdade, de longuíssimo prazo, que o apóstolo usa quando diz que Jesus é Senhor não apenas neste século, ou era, isto é, aion, como também no vindouro.
Kairós significa “o momento certo ou oportuno”.
Quando estamos totalmente absorvidos e vivemos no momento presente, sempre que nos sentimos apaixonados pelo que estamos a fazer ou pelas pessoas com quem estamos, empenhados, absorvidos, vivemos no Kairos. O kairós exige sabedoria.
O apóstolo Paulo recomenda remir o tempo, isto é, aproveitar a oportunidade para que não se ouça "não adianta mais, agora é tarde, passou o tempo, deixamos escapar o kairós".

Kronos é o tempo mensurado, com dias, meses e anos. É finito, metódico, controlado, igual para todos. É o tempo linear, que cobramos aos outros e do qual dizemos que “tempo é dinheiro”. É o tempo do calendário, o tempo do relógio.

Mas, tenho perguntado a Deus: Quanto tempo falta Senhor para que tal coisa aconteça? Tenho esperado tanto tempo por isso!
Deus tem chamado minha atenção esses dias o que está escrito em Oséias 10: 12 “Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia, porque é tempo de buscar ao Senhor” Temos nos perdido no Kronos, que deixamos o Kairós de Deus passar, ou seja, nos prendemos as coisas deste mundo, e paramos de buscar e semeiar a justiça, o reino de Deus. Davi nos ensina a pedir a Deus que ensine a contar os dias, isto é, ensine a viver, concedendo coração sábio para o bom uso da medida de kairós: usar bem, não desperdiçar, desfrutar.
O que conforta meu coração é que Deus vive no tempo que pertence a ele, tempo para cumprir seu propósito (intenção, razão, porque) como diz em Daniel 2:21 diz “Ele muda o tempo e as horas”
E Está nos dizendo que o tempo dele em nossas vidas está para se cumprir, e o seu reino está próximo, temos que mudar de atitude e crer. (Marcos 1:15) Deus nos afirma em sua palavra em João 7: 6 que o tempo de receber as coisas sempre está pronto, nós que retardamos esse tempo, Jesus disse que está conosco em todo o tempo e ainda não o conhecemos. (João 14:9)
Hoje Samuel me perguntou por que eu acordo ele tão cedo, eu respondi que é o tempo certo de acordar, e ele disse: senão a gente perde o tempo e se atrasa né mãe?

É hora de despertamos do sono, para deixar o tempo de Deus acontecer em nós, porque Deus afirma que ao seu tempo ceifaremos senão desfalecermos.
Em que tempo você está?
O que você tem feito do seu tempo, para que o tempo de Deus chegue à você?
Deus tem me despertado como faço com Samuel e Isabella todas as manhãs, e às vezes questiono Deus como eles fazem comigo, porque tão cedo ou porque demora tanto?
E Deus me responde: “Tudo tem o seu tempo determinado por mim, e há tempo para todo o meu propósito debaixo dos céus” Eclesiastes. 3:1 Enquanto isso peço à Deus que eu faça como Davi me ensine a contar os meus dias com coração sábio, que eu mesmo vivendo no Kronos (tempo contado), não perca o Kairós (o tempo certo) Dele para que eu viva o Aion (longuíssimo tempo) de suas promessas.
Sinto que um novo tempo começou para nós agora.


Helen Drumond – Líder de Multidões

Momento de louvor

domingo, 16 de maio de 2010

Mais do coquetel...




Mais fotos...

























Se você tem fotos do coquetel,
colabore com o blog enviando para:

pibi.ela@gmail.com

Reflexão

O CAMINHO PARA O CHAMADO

“Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. ...
“Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons.”

Romanos 12:12 e 31

Cada um tem um lugar especial na casa de Deus. Na noite do coquetel, Helena Tannure nos abençoou com uma mensagem que foi de encontro aos anseios femininos. Elevou-nos a autoestima, dizendo o quanto as mulheres são importantes e que não somos como pedras preciosas, apenas raras, nós somos únicas!

Ao reler trechos de sua pregação (que rascunhei em uma folha de papel) lembrei imediatamente da carta de Paulo aos irmãos da igreja de Corinto que diz que somos membros de um só corpo e Deus capacita cada um de a
cordo com a sua vontade. Helena nos disse: “O centro da vontade de Deus para nós e um lugar de desafios, mas também de conforto". Também nos alertou: “Acorda mulherada, abre os olhos, o diabo está roubando o que você tem de mais precioso, mais belo!", a sua força, o seu tempo, a sua dedicação.

Dentro deste Ministério precisamos de mulheres chamadas por Deus para a realização de Sua obra. Senti no coração o desejo e disse - Eis-me aqui! E você mulher? Qual a sua habilidade? Para que você serve? Onde você se encaixa no Ministério Ela?


Não é difícil descobrir, ore a Deus e peça a Ele para lhe mostrar. Se Deus está mostrando e você não percebe, Helena nos dá uma dica:“O seu jeito de ser, sua habilidade, aquilo que as pessoas reconhecem que você faz bem, apontam o caminho para o seu chamado”.

Dayse Malagole

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Palavra

Mulheres gratas à Deus

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Sl 103.2


No último sábado dia 08, aconteceu na Primeira Igreja Batista de Irajá o Coquetel de lançamento do Ministério Ela, e foi realmente um dia inesquecível! Deus nos surpreendeu: antes, durante e depois. Nossa expectativa era de aproximadamente trezentas mulheres, mas estavam presentes cerca de setessentas mulheres, chegavam mulheres de toda parte do Rio de Janeiro, e todas lindas e felizes, prontas para adorarem ao Senhor, vale lembrar que não fizemos nenhum tipo de divulgação fora da igreja.
Nossa amada irmã Helena Tannure trouxe uma palavra de Deus para os nossos corações, e Fernanda Brun louvou ao Senhor e nos encheu de esperança com suas belas canções.
No dia seguinte começaram a nascer os frutos das sementes que plantamos, mulheres me procuraram, e essas eram as frases usadas por elas: " Ontem fui curada!", "Deus falou profundamente comigo!", "Voltei para Jesus, e nunca mais quero sair dos braços D'Ele". Também recebi várias cartas com testemunhos, por isso não temos palavras para expressar ao Senhor nossa gratidão.
Creio que Deus ainda fará muito mais por nós, pelas nossas amigas que ainda não receberam a Jesus como Salvador e pela nossa família. Senhor, valeu à pena as reuniões de orações, os jejuns, o trabalho da equipe, realmente Deusé fiel!

Larissa Valeriote

quinta-feira, 13 de maio de 2010

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Confraternização

Nesta quarta-feira, dia 12 de maio "ELAS" se reuniram para agradecer a Deus por tudo que Ele fez e ainda fará no Ministério. Aproveitamos também para agradecer a equipe do ACOLHER e a todos que colaboraram para que o Coquetel acontecesse.

A Ministra Larissa leu a Biblia e nos fez refletir o quanto Deus fez (e faz) infinitamente mais do que pedimos ou pensamos. Conversamos muito sobre o coquetel e nos deliciamos com um maravilhoso lanche.




"Por tudo o que tens feito
Por tudo o que vais fazer
Por tuas promessas e tudo o que és
Eu quero te agradecer
Com todo o meu ser

Te agradeço, meu Senhor
Te agradeço, meu Senhor"


terça-feira, 11 de maio de 2010

Coquetel de lançamento

"Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!"
Efésios 3: 20-21
Mulheres Especiais, Livres e Amadas




Mãe



Mãe
(Mônica Coropos)

Entender tudo isso
Que te muda e te mexe
Que preenche, que amedronta
Que alegra e preocupa
Que te faz fera e frágil
Dependente e agente

Ser mãe
A que gera, a que cria,
A que adota, a que espera em Deus...
Coração em outra vida
Sintonia preferida
Elo inabalável de amor
e doação eternos
Ser mãe, ter mãe
Dádiva
Prazer
Gratidão e
Bênção!







Domingo passado foi o Dia das Mães.
É muito bom ser filha e há 05 anos, tb curto ser mãe.
Mas fiquei refletindo sobre as pessoas que não são mães: umas por opção consciente e outras, por não poderem ou por qualquer outro motivo.
Me parece que, devido o apelo comercial, as pessoas que não são mães, em algum momento, podem sentirem-se deslocadas, incompletas e até mesmo culpadas por sua escolha.
Falei com 2 amigas que não são mães e pude refletir com elas que,para mim, ser mãe não dá nenhum glamour.
Podem achar que acho ruim ser mãe. Não é isso, mas ser mãe é um pacote imenso e complexo, com dores, alegrias, noites mal-dormidas, preocupações, muito afeto compartilhado, descobertas, cumplicidade, renúncia, etc (cada mãe pode acrescentar + ítens).
Ser mãe não traz glamour, mas traz responsabilidades.
Antes de assumir responsabilidades com o filho, deve assumir com ela mesma. Tem que investir mais em se conhecer, se amar, ser feliz, pois do contrário, o que poderá repassar ao filho?
Mãe tem responsabilidade de procurar sempre o melhor para si e para o mundo (quem quer deixar seu filho num mundo pior?).
Ser mãe é procurar ter, à cada dia, mais contato consciente, amoroso e dinâmico com Deus, que nos possibilita a desempenhar a tarefa que Ele nos permitiu: educar um filho temporariamente.
Mas fico a pensar que tudo isso deve ser perseguido por todas as mulheres, mesmo as que não são mães. Cada uma tem responsabilidades consigo, com Deus e com a humanidade.
Ser mãe pode até não dar glamour, mas é muito bom.
Fui feliz por 31 anos (sendo apenas filha) e tb sou feliz sendo mãe.
Que Deus nos abençoe hj e um dia de cada vez.
(dedico esse texto á todas as mulheres, principalmente às que não são mães).
Bjs,
...Uma mãe



sábado, 8 de maio de 2010

Agenda - junho/2010


AGENDA PARA JUNHO

09/06 - Espaço ELA

25/06 - sexta-feira, 19h30 a 22h - "ELAS ORAM".
Uma vigília de mulheres comprometidas com as vidas de seus filhos.


Em AGOSTO: Nosso primeiro Congresso de Mulheres - ELA!

Aguardem!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Boas vindas



É Tempo de DEUS para Nós Mulheres

Desde a antiguidade até hoje, a mulher tem buscado seu espaço na sociedade, e foram inúmeras conquistas significativas que com orgulho podemos citar: como o direito ao trabalho, ao voto, a ser eleita e ao planejamento familiar. É comum encontrarmos mulheres que trabalham, cuidam da casa, dos filhos e do seu lar. Mulheres que dirige ônibus e táxi, mulheres que administram, mulheres que governam, mulheres que salvam vidas, mulheres missionárias, etc...

É verdade que todos são iguais perante Deus, tanto um como o outro são amados pelo Senhor. As mulheres não foram excluídas dos planos divinos. A mulher foi dada ao homem para que fosse a sua auxiliadora (Gn 2:18) visando o seu bem estar. Não obstante, Deus não a limitou com relação a sua intelectualidade, de forma que ela não pudesse produzir na vida social. Ele não determinou para que ela fosse apenas do lar ou simplesmente para procriar e cuidar dos seus filhos, isso significa que ela tem o direito de desenvolver suas habilidades e competências no meio em que vive, ou seja, todos nós temos um projeto de vida (homem e mulher).

Em todas essas conquistas somos gratas a Deus e também aos homens que nos permitiram chegar até aqui.

Hoje as mulheres da Primeira Igreja Batista de Irajá conquistam um novo tempo.


Que este novo tempo seja um tempo de vitórias, de milagres,de bênçãos sem medidas,de cura e de restituição para nossas vidas, nossas famílias e nossa Igreja.



Em Cristo,

Larissa Rodrigues Aguiar Valeriote

Ministra de Mulheres - PIB Irajá


Coquetel de lançamento



Reflexão


Certa vez, um homem pediu a Deus uma flor... e uma borboleta.
Mas Deus lhe deu um cacto... e uma lagarta.
O homem ficou triste pois não entendeu o porque do seu pedido vir errado.
Passado algum tempo, o homem foi verificar o pedido que deixara esquecido.
Para sua surpresa, do espinhoso e feio cacto havia nascido a mais bela das flores.
E a horrível lagarta transformara-se em uma belíssima borboleta.
Deus sempre age certo.
O Seu caminho é o melhor, mesmo que aos nossos olhos pareça estar dando tudo errado.
Se você pediu a Deus uma coisa e recebeu outra, confie!
Tenha a certeza de que Ele sempre dá o que você precisa, no momento certo. Nem sempre o que você deseja... é o que você precisa.
Como Ele nunca erra na entrega de seus pedidos, siga em frente sem murmurar ou duvidar.
A lagarta de hoje... será a borboleta de amanhã...
O espinho de hoje... será a flor de amanhã!

Autor desconhecido

Pastoral

O Ministério ELA nasce como resultado de um antigo sonho plantado em nossos corações. Tenho o desejo de ver um ministério que ofereça às mulheres uma maior atenção. Especial, livre e amada é o que toda mulher deseja ser, por isso o ELA.
Nossa gratidão a Deus pela maravilhosa obra que vem sendo realizada pela MCA. Ao longo dos anos esta organização vem trabalhando de modo diligente e perseverante, alcançando muitos objetivos importantes. O foco é reunirmos forças para construirmos juntos um novo ministério, para um novo momento. Desde já expresso meu reconhecimento à liderança da MCA, que de braços abertos, recebeu e ajudou para que hoje nasça o ministério ELA.
O ELA terá como lider uma pessoa muito qualificada. Larissa é um presente de Deus para nossa igreja. Sensata, trabalhadora, discreta e consagrada são algumas características que marcam sua personalidade. Com tudo isso, é bom frisar que não se trata de pessoa perfeita. Perfeição somente o Senhor Jesus, portanto, compreensão e perdão terão que ser oferecidas a nossa nova ministra.
O ELA pretende ser uma benção para toda igreja, até mesmo para os homens.
Sua participação, mulher, também será muito abençoadora. Com você o ELA será mais forte. Participe com alegria e coração aberto.

Com orações,
Pastor João Emílio